Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Marcos Xavier de Almeida Passos Junior - DEM
  • Vereadores
    17ª LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Marcos Xavier de Almeida Passos Junior
Homenagem: Benedita Bernardes Belão
Webline Sistemas

Homenageada na 14ª Legislatura em 8/3/2008

Título Outorgado: Dia Internacional da Mulher

 

Autoria da Homenagem:

Ilza Ascêncio, Hélio Melo, Antonio Ferro, Cícero Silva, Lusinário Dias, José Brito, Wilson Braga, Maurina Cordeiro, André Crepaldi

 

Dados Pessoais:

Nenhuma informação disponível para divulgação.

 

Biografia:

Começou seus estudos em uma escola multisseriada na zona rural.

 

 

Quando estava cursando a 3ª série, no meio do ano sua professora D. Lucila adoeceu e durante dois meses ela não pode dar aulas. Naquele tempo no sítio quando um professor faltava ninguém ia substituí-lo.

 

 

Aos sábados sua mãe vinha até a cidade para fazer compras, então ela resolveu visitar a sua professora, que mesmo doente, estava muito preocupada com os alunos sem aulas. Foi aí que ela teve a idéia de fazer um diário com as lições para os alunos das 1ªs e 2ªs séries, essas tarefas eram para a semana toda, então todos os sábados sua mãe vinha para a cidade e pegava o diário com as lições que tinha que ensinar para seus colegas durante a semana, então aí começou a se entusiasmar com a profissão de professora.

 

 

Depois foi crescendo, terminou o primário e parou com seus estudos durante alguns anos, mas tinha vontade de estudar porque nunca perdeu este sonho de ser professora.

 

 

Saiu da casa de seus pais para trabalhar na cidade e estudar a noite. Fez o antigo curso ginasial, colegial e depois o magistério.

 

 

Quando terminou o magistério estava muito feliz e se sentia preparada para lecionar de 1ª a 4ª série. Para sua surpresa, quando foi substituir uma professora que dava aulas na zona rural numa classe multisseriada, entrou em pânico, porque não sabia dosar as atividades para três séries diferentes. Então percebeu que o curso de magistério não havia lhe preparado para trabalhar com classes multisseriadas, mas sim com salas de uma única série.

 

 

A partir daquele dia inconformada com a situação saiu a procura de ajuda de outros colegas com mais experiências para ensinarem a preparar as aulas para as turmas tão diferentes. Daí lhe ensinaram que para trabalhar com esse tipo de sala era preciso diversificar as atividades para ter tempo de fazer as interferências necessárias em cada turma.

 

 

Após três anos de formada no magistério e lecionando na zona rural como professora substituta, resolveu fazer curso de pedagogia para se preparam melhor e enfrentar este grande desafio que é ser professora da escola pública em nosso país.

 

 

No ano em que terminou o curso de Pedagogia ingressou na rede estadual, como professora do ensino fundamental numa escola de Carapicuíba/SP, aí sim como titular de cargo passou a viver todas as surpresas e aventuras que a carreira reserva. Ficou um semestre em Carapicuíba e voltou em remoção para Martinópolis para trabalhar na zona rural (Bairro Cinco Mil Alqueires).

 

 

Trabalhou durante cinco anos na mesma escola e sempre com classe multisseriada. Após ter passado aqueles anos no sítio, começou a lecionar na escola Bonilha, onde foi professora, depois coordenadora pedagógica e há quase nove anos exerce a função de Diretora.

 

 

Durante esta longa carreira fez também curso superior de Ciências, sempre pensando em melhorar seus conhecimentos e tentando fazer um trabalho de qualidade. Fez e ainda faz, muitos cursos de formação em serviço porque acredita que em sua profissão é sempre aprendiz, pois trabalha com formação de crianças e precisa estar em constante mudanças de valores e atitudes.

Mais notícias
Próxima Sessão

ORDINÁRIA

Segunda-feira,

dia 26 de Novembro, às 20 horas